Detalhes

Adicionado por em 2013-11-08

A série Saudade da Minha Kombi apresenta seu segundo episódio na edição 415 do programa Uberlândia de Ontem e Sempre. Giuliano Buso foi dono de três veículos da marca. O primeiro em 1972, que pertencia à sua família. O segundo em 1982 e o terceiro em 1994. Ele relembra histórias e aventuras vividas a bordo do veículo, além das pequenas gambiarras que eram necessárias para resolver os problemas mecânicos. A Kombi sempre foi usada para fazer entregas para clientes, nos diferentes negócios mantidos pela família. O carro chegou até a servir de quarto de hotel, ao longo das muitas viagens. Além disso, ao longo dos anos aproximou pai e filho, habituados a viajar juntos.
No quadro Made in Uberlândia, a história da criação do Freio Carneiro, uma invenção da década de 1960, criada para evitar o furto de automóveis, de autoria de Antônio Carneiro. Seu filho Villal relembra que o primeiro protótipo foi criado depois do furto de uma valiosa caixa de ferramentas, que estava dentro de uma caminhonete parada na porta da casa da família. A invenção chamava-se Sensibilizador e era um precursor dos alarmes sonoros atuais.
Posteriormente, após muitos estudos e pesquisas, ele criou o sistema que ficaria conhecido como Freio Carneiro, que controlava o sistema de frenagem dos veículos e impedia que os carros saíssem do lugar. Em 1969 a produção já estava funcionando em pleno vapor e a invenção começava a tornar-se conhecida nacionalmente. Os princípios do equipamento continuam sendo utilizados até hoje.
Futebol também faz parte da história da cidade. Em 1978, o Uberlândia Esporte Clube recebeu em casa o Botafogo, para uma partida amistosa. Na época, o time convidado era liderado pelo técnico Zagalo e mantinha a invencibilidade há 27 jogos.
A certa altura, foi marcado um pênalti contra o Botafogo e nesse momento o Uberlândia quase tirou a invencibilidade do adversário. Para evitar que isso acontecesse, Zagalo e um grupo de jogadores decidiu tirou o time de campo para não perder o jogo caso o lance fosse bem sucedido. O ex-presidente do Uberlândia Esporte, José Aparecido, conhecido como Cidão, conta os detalhes dessa história.
No Papo Geraes, Celso Machado entrevista o fotógrafo Jorge Henrique Paul, um dos responsáveis pela criação da TV Paranaíba em Uberlândia.

O programa Uberlândia de Ontem e Sempre é aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem patrocínio da Algar.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*