Detalhes

Adicionado por em 2014-01-25

Na edição 433 do programa Uberlândia de Ontem e Sempre, a última matéria produzida para o projeto História nas Escolas, desenvolvido em parceria entre Close Comunicação, Nós Projetos de Comunicação, Memória e Cultura, Instituto Algar (projeto Algar Lê) e Cemepe (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz).
O patrono Sebastião Rangel foi o tema das pesquisas desenvolvidas pelos alunos. Foram entrevistados os filhos Lúcia Rangel Pereira e José Roberto Rangel. Eles lembram diversas histórias do pai, que exerceu vários papéis no Distrito de Tapuirama. Teve também atuação na política, como vereador após o final da ditadura de Getúlio Vargas. Antôno G. Almeida, merendeiro e Maria Aparecida Queiros, professora, lembram do talento de Sebastião Rangel para cuidar de pessoas, estando sempre disposto a ajudar.
No quadro “Raízes de um Povo”, uma matéria sobre a antiga banda “Os Brasinhas”, que tocavam músicas da Jovem Guarda. Dois membros do grupo, agora adultos, lembram os bons momentos da época. O guitarrista solo José Antônio Schweter e o guitarrista base Luiz Carlos (conhecido como Billy) resgatam antigas histórias da banda.
No quadro “Arte e Cultura”, a apresentação de um novo espaço de arte na cidade. A artista plástica Sandra Mara fala sobre a criação do lugar, que desenvolveu para promover um resgate da cultura mineira e de sua própria história. A artesão Laura Maria Pereira fala sobre suas próprias lembranças de Minas e como o lugar ajuda a resgatá-las.
No quadro “Papo Geraes”, Celso Machado entrevista a jornalista Mônica Cunha, que acaba de lançar o livro “Entre um café e outro”.

O programa Uberlândia de Ontem e Sempre é incentivado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem patrocínio da Algar.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*