Added by on 2018-04-17

Foram produzidas 19 matérias e nove notas. Entre os temas de destaque, comportamento da juventude de décadas passadas, empreendedorismo e personalidades que marcaram época. A matéria de capa foi relacionada ao Palácio dos Leões, prédio que completou 100 anos em 2017 e hoje abriga o Museu Municipal. Também foram temas relevantes os 60 anos do Conservatório Estadual de Música, o acervo fotográfico de João Quituba e o movimento feminista de Uberlândia na década de 1960.

O violinista Nicolau Sulzbeck foi o homenageado nessa edição. Natural da Hungria, veio para o Brasil ainda na infância. A família mudou-se para São Paulo na década de 1930. Depois, foi para Araxá, onde ficou por dez anos e Nicolau teve as primeiras aulas formais de música. O primeiro violino foi presente da avó húngara, quando ainda tinha seis anos de idade.

Nicolau foi empreendedor e teve uma empresa na área de neon e iluminação externa, inaugurada na década de 1950. Hoje, aos 84 anos, vive da música, ainda se apresenta na cidade. Ano passado, participou do programa do Jô Soares, na Rede Globo.

Ao contrário de edições anteriores, em que a capa era uma criação livre de um artista plástico, dessa vez a opção foi por uma fotografia com efeitos digitais, criados pelo ilustrador Neto, inspirada em um desenho do jornalista aposentado Hélcio Laranjo. Ela retrata o prédio do Palácio dos Leões, patrimônio histórico e arquitetônico de Uberlândia, um dos poucos prédios centenários da cidade.

O evento de lançamento aconteceu no Espaço Cultural Fogão de Minas e contou com a presença de cerca de 150 convidados. A apresentação cultural foi feita por Tarcísio Manuvei e Edson Denizard, com participação do próprio homenageado, Nicolau Sulszbeck. O encontro contou com a presença do prefeito municipal, Odelmo Leão Carneiro e da secretaria de cultura, Mônica Debs. Foi a primeira edição em que se teve a participação do poder municipal, um dos grandes beneficiados com a publicação.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*